CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 27 de julho de 2010

Escola Francisco de Assis Gonzaga, na Prata, está entre as 20 melhores em aprovação no ENEM.

Um cenário diferente do que estamos acostumados a ver. Uma realidade na qual vivemos lutando pra mudar, mas que, quase nunca muda. Estes são exemplos de situações sociais comuns no cotidiano brasileiro, mas, felizmente, algumas situações fogem à regra, é o exemplo da cidade da Prata.
Conhecida pelos ilustres mestres da poesia; o que se espera de um lugar afamado pela retórica poética é justamente o que se tem alcançado: educação. O município reinaugurou recentemente o prédio da escola municipal, possibilitando mais conforto para os estudantes e abrindo as portas para novas perspectivas de “educação contextualizada”, e na esfera estadual, a escola Francisco de Assis Gonzaga é mais uma vez referência quando o assunto é educação de qualidade e aprovação.
Faz pouco tempo que a escola estadual da Prata foi destaque neste portal quando, na ocasião, alcançou um dos melhores índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Estado, agora, a escola volta a ser destaque no cenário estadual por mais uma vitória na educação; o segundo lugar em aprovação no ENEM na região do Cariri Ocidental.
O que pode parecer pouco para alguns leitores desatentos, ou mesmo comum, algo do tipo “nada mais que a obrigação”, por outros, acaba por ratificar o embaraço que vem se tornando a visão coletiva do que é ensinar, aprender e toda problemática e fatores presentes na caminhada de um estudante até a vitória.
A verdade é que alcançar índices privilegiados como fez a Escola Francisco de Assis Gonzaga, na Prata, tão privilegiados e notórios ao ponto de ser mencionado como uma das “vinte maiores aprovações no ENEM” por região, no G1 (portal de notícias da Globo) é realidade que deve ser motivo de orgulho por estudantes, pais e principalmente professores, estes os principais responsáveis pelo processo vitorioso na vida estudantil de uma pessoa.
O sucesso o qual a escola estadual da Prata comemora é resultado de um trabalho pedagógico consciente e minuciosamente trabalhado e executado por docentes e coordenadores. Profissionais seguramente mal remunerados, execrados e esquecidos; um cenário comum, uma realidade bem conhecida neste país, não fosse o sucesso desta escola com sua fórmula de vitória que prova que juntos... Podemos vencer!